TRAJETÓRIA
​
Os chefs Floriano Spiess e Giuliana Oliveira formam um casal afinado. Apaixonados por gastronomia, juntos conquistaram o tÃtulo de nono melhor restaurante do Brasil na edição do Guia Quatro Rodas com o seu Floriano Spiess Cozinha de Autor.
A trajetória profissional de Floriano começou em 2001, na cidade turÃstica de Canela, região sul do Brasil, onde ele graduou-se em Gastronomia na universidade Castelli e montou o seu primeiro restaurante, o Le Monde. Seu menu degustação conquistou uma legião de clientes e o restaurante recebeu a primeira estrela no Guia Quatro Rodas.
Em abril de 2011, o chef foi para a capital, Porto Alegre, onde abriu o restaurante Le Monde Villa Lina. Nesta casa, conquistou duas estrelas no Guia Quatro Rodas, da editora Abril e o tÃtulo de restaurante revelação pela revista Veja, com unanimidade de votos. Também foi eleito o melhor chef da capital gaúcha (em 2012).
​
Em 2013, inaugurou em Porto Alegre o restaurante que levou seu nome, Floriano Spiess – Cozinha de Autor, em sociedade com sua esposa, Giuliana Oliveira, que já tinha a marca Negrita, de brigadeiros (docinho tipicamente brasileiro).
​
Com apenas quatro meses da nova casa, conquistou novamente duas estrelas no Guia Quatro Rodas. Foi um caso inédito de restaurante com tão pouco tempo de operações atingir essa distinção.
​
Foi novamente eleito Melhor Chef de Porto Alegre, pela revista Veja (2013/2014) e pela revista Sabores do Sul. A Veja também elegeu o seu Menu Degustação como o melhor de Porto Alegre na edição de 2015.
​
Floriano foi eleito o nono melhor restaurante do paÃs pelo ranking
do Guia Quatro Rodas Brasil em 2014 – o único restaurante da Região Sul –
Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – a constar entre os 10
primeiros colocados do ranking, com duas estrelas.
​
Inquieto por natureza, vinte anos de carreira e três restaurantes premiados, ele já andava apaixonado por Portugal.
​
A mudança definitiva aconteceu em 2018 e o casal escolheu Cascais, distante 25km de Lisboa para viver e trabalhar.
​
Atualmente, os chefs têm trabalhado como gostam: de forma artesanal e em linha direta com os clientes, que participam da elaboração do cardápio e podem sugerir receitas que lhes apetecem.
​
​